sábado, 15 de marzo de 2014

A SABEDORIA DO POVO DAQUI ...

Uns dias atrás , vi uma propaganda de um sabonete que elimina até 99% de bactérias.. A criança aproxima a mão a um aparelho, e automaticamente o sabonete cai..
A pergunta é.. PRA QUE??

Uma vez, li um artigo cientifico que dizia que a presença de cães sujos em casas onde tem crianças recém nascidas ,fortalecia o sistema imunológico da criança ,justamente por expo-la às às bactérias..

A lógica é bem simples.. Darei exemplos meus..
Ja morei em lugares frios, onde já cheguei a pegar até – 6 graus. Ao voltar pra Goiânia (terra onde nasci) enquanto eu dormia na sala ao lado da porta aberta que dava pra varanda ,me tampando com um fino lençol,sem camisa, sentindo calor (diga-se de passagem,eu só conseguia tomar banho com água gelada), minha mãe dormia com um edredom, lençol, moletom e meias , por que era julho e estava chovendo na cidade..
Morei no norte do país, aos redores da floresta Amazônica. Em minha primeira viajem pra Bolivia junto a dois companheiros, chegamos a Santa Cruz de la Sierra. La fizemos algumas amizades , e uma delas certa vez estava morrendo de calor e reclamando por isso.. E me lembro que nossa reação foi quase padrão.. Nos entre-olhamos (eu e meus companheiros) e dissemos que estávamos tranquilos.. Na verdade a cidade era fresca pra nós, pois a gente morava na Amazônia..

Como falei anteriormente, a lógica é simples.. Muitas vezes, ao se expor, você cria resistência, isso te fortalece.. Sentia pouco Frio em Goiânia por ter me exposto ao intenso frio. Senti pouco calor em Santa Cruz por ter anteriormente morado em um lugar extremamente calor.. E essa lógica serve pra varias outras áreas de nossas vidas.

Tenho uma foto, de quando eu tinha aproximadamente um ano de idade.. Estava eu agachado, brincando na terra, todo sujo, usando frauda de pano, (daqueles que tinha que usar alfinetes pra prender)e minha irmã mais velha estava do lado em pé..
( Ja brinquei na enxurrada; comi terra ; ao me machucar , jogava terra/areia na ferida pensando com minha inocência que isso ia sarar mais rápido; corria descalço; comia de tudo...Esse foi um dos lindos presentes que Deus através de meus pais me deram... e conheço muitas pessoas que viveram coisas semelhantes.. )

Na época dos nossos pais,avós , bisavós, não existia sabonetes antibacterianos e nem nada dessas frescuras, e eles viviam muito tempo, e a maioria com boa Saúde ( meu avô morreu depois dos 90 ), e a nossa geração, na intenção de "proteger" as crianças e adultos, criamos "soluções" que mais os prejudicam que ajudam..
Finalizo esse pensamento com refrão de um reggae que sintetiza muito bem a ideia que abordei aqui..

Deixa o menino jogar ô iaiá
Deixa o menino aprender ô iaiá
Que a saúde do povo daqui
É o medo dos homens de lá
A consciência do povo daqui
É o medo dos homens de lá
A sabedoria do povo daqui


É o medo dos homens de lá

No hay comentarios:

Publicar un comentario